[tudo junto e misturado - parte 1]





- oi, eu queria um livro chamado "cheiro do rabo".
- não seria "o cheiro do ralo"?

- oi, você tem aquele livro chamado "o buda e o executivo"
- "o monge e o executivo"?

- meu filho precisa ler um livro pra escola chamado "capitães de copacabana".
- capitães de copacabana?
- é, do jorge amado.
- ...

- então, aquela poeta clarince lispetor não escreveu um livro chamado "o pássaro e a estrela"?
- poeta, clariNce, pássaro?

- eu queria aquele livro que saiu na lista dos mais vendidos "a menina que empinava pipa".
- hahahahahhaha (a risada foi inevitável, eu confesso)

e, por último,


- moça, eu tenho anotado aqui o nome do livro. só um instantinho, por favor. (mexendo freneticamente na bolsa, tirando tudo da bolsa, menos, encontrando o papel) ah, está aqui no meu caderninho, ah sim, ora, vejamos, o nome do livro é: "a cabana de marley e eu". (é, meus amigos, estava A N O T A D O A S S I M)
- ...


manual prático de bons modos em livrarias: nossos fregueses são pessoas, acima de tudo, criativas. assim como existem os "capistas" (responsáveis pela capa dos livros), deveria existir, também, a função de "titulista" (sim, é isso mesmo o que você está pensando). estou aqui quebrando a cabeça, tentando lembrar de todos os títulos já criados por nossos colegas de trabalho (ora, se o silvio santos pode chamar a platéia assim, por que não podemos?) mas é uma tarefa impossível. portanto, vou dividir a missão com vocês. lembrou de algum título bizarro/trocado/inventado por um freguês?, mande cá pra gente.

6 comentários:

  1. Professora minha contou que uma mulher, uma vez, pediu um livro sobre o Salvador "Dáli". Ela teve que imaginar o nome escrito pra conseguir decifrar.

    ResponderExcluir
  2. A mesma professora contou que foi numa livraria, pediu um livro do Saramago, a moça foi pesquisar no computador e escreveu "Sara, Mago".

    ResponderExcluir
  3. Tá, só descobri seu blog hoje (22/07/11). Mas eu me lembrei de uma cliente que foi à Livraria Italiana procurando um livro de Marcel PROST. Pensei num trocadilho infame de Umberto Eco: Marcel Prost, Em busca da marcha perdida.

    ResponderExcluir
  4. Tem umas que são tão inocentes, que a gente ri e releva. Virou folclore uma aqui em casa...

    Eu comprei "A menina que roubava livros". Depois de mim, a sogra quis ler. Levou na viagem, leu metade, voltou e não teve muito tempo pra retomar a leitura. Aí, umas 3 semanas depois ela perguntou "Lia, você viu onde eu coloquei o livro da menina que COMIA livros?"

    Gargalhada geral, e meu marido chamado, até hoje, o livro de "livro da menina-traça". :P

    ResponderExcluir
  5. Tem um mangá, onde a personagem principal come as páginas dos livros, como se fossem iguarias finas. E ela descreve todo o sabor "que ela sente" nas páginas do papel.

    ResponderExcluir
  6. Por onde começar?
    Tem o Borboletas na Janela (vulgo Violetas na Janela), Pão de alho (livro de gastronomia? Não, religião: "Pão Diário" ¬¬)... Ah as incontáveis pérolas dos nossos amigos fregueses. Amamos vocês =)

    ResponderExcluir

<< >>