[mas não tem um descontinho?]






é quase sempre assim: freguês chega com o livro, pergunta o preço como quem não quer nada (mas querendo muito) e, depois de escutar a resposta, emenda:

- e tem desconto?

a pergunta rola mesmo se o livro estiver com o preço bacana de 9,90. a pergunta rola até no caso daqueles folhetos só com o primeiro capítulo de determinado título, que algumas editoras deixam nas livrarias. e o diálogo que aconteceu esses dias foi mais ou menos assim:

freguês: moça, tem desconto?
livreira: mas é amostra grátis, não é o livro.
freguês ah... mas tem desconto?
livreira: meu senhor, pode levar.
freguês: mas com desconto?

(SOCORRO? qual parte do 'amostra grátis' eu esqueci de falar?)

e quando a livreira responde que não, que infelizmente não há descontinho camarada, o harlam shake começa:

- moça, mas nem pra estudante? (não. beijo, meia-entrada)


- nem pra professor? (deveria, mas não tem)


- nem pra advogado? (não. a não ser que eu tenha desconto quando eu for no seu escritório pra tentar processar a vida por danos morais)

- nem se eu pagar em dinheiro? (mas nem se o senhor pagar em tomates)

- nem se eu levar esse exemplar rasgadinho? (não, nem assim)

- olha, eu tenho um problema de visão, será que rola? (MEU AMIGO... MEU AMIGO, NÃO)

- mas é meu aniversário hoje, moça? (cê tá de parabéns, curta um montão na balada, mas não)

- e pra ex-BBB? (só se no seu rg estiver escrito TINA DAS PANELAS)

manual prático de bons modos em livrarias: galera, entenda: não adianta chorar, dançar ou declarar amor na hora de pedir desconto para nós, pois a maioria dos livreiros não tem esse poder. "ah, e se eu conversar com o gerente?". daí a conversa muda e eu digo: vocês que são lindos, que se entendam. eu, hillé, não sou gerente, não mando em nada, mas posso mostrar o caminho do bem para vocês: aqui ó. o cuponation é um lugar maneiro onde é possível encontrar várias promoções de livros todos os dias. recomendo a lot. e sem fazer qualquer desconto na propaganda.

22 comentários:

  1. Melhor é quando o freguês querido e amado deixa chegar no caixa pra pedir o desconto. Liga pra sessão, liga pra gerente, liga pra mãe diná. Carnaval na certa.

    E não, nenhum descontinho em reclamação pra cima da gente.

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  2. Mas pagar valor integral naquele exemplar todo amassado, rasgado e sujo que já foi lido por milhares de pessoas que passaram por ali também é sacanagem.

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  3. "Mas pagar valor integral naquele exemplar todo amassado, rasgado e sujo que já foi lido por milhares de pessoas que passaram por ali também é sacanagem."

    Se as pessoas usassem menos livraria de biblioteca (puta falta de respeito, ao meu ver), isso não acontecia.

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  4. Que pena que não tem desconto, vou comprar na estante virtual,ahsahhas

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  5. "Se as pessoas usassem menos livraria de biblioteca (puta falta de respeito, ao meu ver), isso não acontecia."

    Apoiado, Tiago.

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  6. Ahh, pra um livro tudo bem, mas quando se compra uma boa quantidade, pedir desconto faz parte do ritual, principalmente em sebos.

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  7. Ah, sei que enche o saco, mas tem sim lugar que dá desconto... mas só se tu perguntar. Se tu não perguntar paga o valor integral. Por isso que a geral questiona.

    Uma farmácia aqui ao lado da minha casa faz um preço se tu fizer em dinheiro, outro se fizer no débito e outro maior ainda se fizer no crédito. Só descobri porque uma pessoa que tava ao meu lado perguntou...

    Aí aprendi a lição: sempre pergunto se em $ é mais barato. Afinal, passei tempos sendo boba e deixando de economizar por ter vergonha de perguntar.

    Se eu perguntar isso e o vendedor for mal educado ou ficar revirando os olhos? Ah, sinto muito: viro as costas e compro em outro lugar!

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  8. Eu pedi desconto numa grande livraria daqui de Porto Alegre uns anos atrás e levei, pq a capa tinha um amassado. Foi de R$5,00, mas levei! :D

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  9. Lá na livraria onde trabalho, sou uma vendedora bem ruim e não dou desconto. Agora, se o livro está em condições precárias (pelas milhões de vezes que deixam cair atrás das prateleiras), daí sim sai algum desconto.

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  10. trabalhei como livreira no Feirão de Livros da UFPR esse ano, todos, TODOS, os livros com 50% de desconto already.
    adivinha qual foi a pergunta que mais ouvi: mas você não pode dar mais um desconto? ---> NÃO.

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  11. Eeeeee, saudades daqui. É bom voltar a rir, do cotidiano. Abraços.

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  12. Eu juro que tenho vontade de jogar o livro no chão para amassar ou rasgara capa, e dizer: pronto agora tem desconto...SONHO!!!

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  13. Tenho vergonha de pedir desconto, de verdade. Até porque passou de 9,99, vou pra net. Mas olha, tá caro comprar em livraria física e nem podem vir com esse papo de imposto, mas tudo bem, dizem que é artigo de luxo. Posso com isso?

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  14. "Mas pagar valor integral naquele exemplar todo amassado, rasgado e sujo que já foi lido por milhares de pessoas que passaram por ali também é sacanagem."

    Afinal é só um livro, que tal amassarmos, rasgarmos e pedirmos o livro dela de graça?

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  15. Uma vez um cliente perguntou: "Nossa, mas vocês não dão desconto para nenhuma empresa, não tem convênios". E eu respondi: Sim, temos convênio com a NASA. Você trabalha na NASA? Aposto que não!!! Então não vai ganhar desconto!!!

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  16. Uma pessoa que sente vontade jogar o livro no chão pra amassar ou rasgar, não é digna de frequentar uma livraria. Uma criatura dessas no mínimo deveria frequentar uma festa de peão de boiadeiro e esquecer que aprendeu a ler!!!

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  17. Hiiii na livraria que eu trabalho o que mais tem é esse comentário "tem desconto?"
    da até vontade de responder "quando vc vai outra coisa q ñ é um livro vc ñ pede desconto né seu sem vergonha?"
    enfim...isso é vida de quem trabalha em livraria kk

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  18. Hiiii na livraria que eu trabalho o que mais tem é esse comentário "tem desconto?"
    da até vontade de responder "quando vc vai outra coisa q ñ é um livro vc ñ pede desconto né seu sem vergonha?"
    enfim...isso é vida de quem trabalha em livraria kk

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  19. peguei pavor da palavra desconto... nunca pedi... confesso que me irrita isso... sempre sou muito atenciosa com o cliente mas quando ele fala a maldita palavra com D eu murcho, meu sorriso meio que cai... eu ainda atendo bem explico que nao damos desconto mas ai ele me quebrou... amoo de mais quando o cliente apos voce sugerir um livro e dizer que ele esta 27,90 fala "nossa mas ta barato" e em relacao a livro amacado... mandamos para avaria e se o cliente quiser pedimos outro..

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  20. sempre peço desconto em livraria pra pagamento no dinheiro. quase sempre consigo...

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  21. Quando o livro esta danificado, amassado ou com qualquer problema, eu peço desconto. Afinal o produto tem que estar em perfeitas condições, se assim não for, ou peço desconto ou desisto da compra.

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