[história]

A história do blog [barra] livro é simples: depois de um domingo com cara de fim de mundo na livraria em que eu trabalhava, em São Paulo, ao invés de pedir demissão, achei melhor voltar para a casa [obrigada, aluguel; obrigada, gatos] e transformar em uma "guia prático" tudo aquilo que eu e os meus colegas tínhamos vontade de falar para a freguesia quando víamos, escutávamos ou presenciávamos alguma coisa fora do comum [o que, convenhamos, é algo muito recorrente em lojas de livros]. Inspirada no ótimo quadrinho "Fracasso de Público" e em sites como o da "Livreira Anarquista" e o da livraria "Pó dos Livros", o primeiro post [bem amargo, por sinal] foi ao ar no dia 24 de maio de 2011 - Virgencita de Guadalupe, já faz tanto tempo assim? 

A proposta inicial, como o próprio nome do site já diz, era tentar ensinar o caminho do bem para a freguesia muy loca, que costuma deixar seus filhos sozinhos no setor infantil ou esconder livros para buscar [mentira, vocês nunca voltam] outro dia ou que procuram livros inexistentes ou que perguntam sobre a programação do cinema ou que querem comprar pendrive com músicas já baixadas. Lembrando, sempre, que perguntar "Você trabalha aqui?" não vai estreitar nossos laços de amizade. Porém, com o tempo [duas semanas?], o [manual] acabou se tranformando na pausa [virtual] para o café de livreiros com a participação de bibliotecários, jornalistas, escritores, editores e, u-hu, fregueses de livrarias. Com isso, o número de "causos" foi crescendo e o [manual], finalmente, virou uma deliciosa e tragicômica terapia em grupo. 

Em 2012, Manoel Laund, responsável pelo selo Seoman, da editora Pensamento, convidou esta que vos fala para transformar os causos do blog em livro. Um ano depois, com as maravilhosas ilustrações do artista Diogo Machado e histórias de livreiros e fregueses do Oiapoque ao Chuí, chegava às principais "casas do ramo" o livro mais amor de todos os tempos. Para comprar, só clicar aqui e escolher o melhor preço [é possível comprar comigo também e levar o bombocado autografado]. ;)