[café carioca]


- onde tem cafeteira aqui?

(alô, produção? o mundo está ao contrário e ninguém reparou? peraí, o o movimento é muito parecido com o das casas bahia, mas oi, cafeteira?)

- cafeteira?

- isso, onde tem?

(síncope)

- mas nós não temos cafeteiras aqui, senhora.

- como não? lá na outra loja de vocês, do centro da cidade, tem!

(ai, tô confusa)

- cafeteira? tem certeza?

- tenho! eu sempre pego uns livros e fico lendo lá.

(e aí, quer pagar quanto?)

- ah, o café.

manual prático de bons modos em livrarias: quando eu era mais nova, meu sonho era abrir uma livraria com uma CAFETERIA dentro. mas depois de trabalhar tanto tempo em um lugar assim e encontrar livros pingando café, sujos de comida, etc., eu desisti da idéia. se o freguês ainda fizesse a gentileza de pagar pelo livro danificado, mas não, é sempre aquela velha história do "não vi, não sei e tenho raiva de quem sabe". na minha livraria, freguês vai ter que entrar de luvas ou a palmatória vai rodar. eu sou do tempo da ditadura.

6 comentários:

  1. Tenho um amigo que detesta livrarias, mas ama os cafés existentes dentro delas. Sempre que vamos juntos, ele me presenteia com algum livro e depois tomamos um aperitivo, passamos a tarde conversando...
    Minha vida é boa, apesar de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Bom, na minha livraria, os clientes terão que entrar chupando bala de menta e usando desodorante!!! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Me lembrou da livraria El Ateneo em Buenos Aires. Havia uma cafeteria muito simpática lá dentro (acho que já fechou). Mas a regra era clara: livros na cafeteria, só se fossem de propriedade do cliente. Nada de livros da livraria. Em compensação havia espaços na livraria aos montes para se sentar e ler tranquilamente.

    ResponderExcluir
  4. ai, mauro, essa regra seria perfeita por aqui. a livraria onde eu trabalho é enorme, tem espaço de sobra para o pessoal sentar, mas o café, veja bem, "é chique". se a galera tivesse cuidado com o livro, ok, eu nem me importaria, mas a gente vê cada coisa. é triste. para alguém, como eu, que ama livro, dói. :(

    ResponderExcluir
  5. e eu sou louca para conhecer essa livraria de buenos aires. louca.

    ResponderExcluir
  6. me convida pra trabalhar pra vc??????? adhuashdusahda

    ResponderExcluir

<< >>