(domingo à noite. faltam poucos minutos para a livraria encerrar o expediente. embora o anúncio de fechamento já tenha sido dado por duas vezes, grande parte da freguesia insiste em procurar por aquele livro que, obviamente, não vai levar para a casa. livreiro, ao perceber o desespero de um determinado freguês próximo à estante de filosofia, decide ajudar)
- boa noite, o senhor procura algo específico?
- sim, ó, estou com uma lista de livros e gostaria de fazer um orçamento.
(uma lista. veja bem, faltam cinco minutos para o término do expediente e o freguês tem uma l-i-s-t-a na manga. JESUS CHRIST SAVE US)
- tudo bem, vamos lá.
(a lista tem aproximadamente 30 livros e, claro, a maioria dos títulos está errada, falta autor, não há isbn, ou seja, será necessário consultar um a um no google para que o orçamento seja feito da forma mais precisa possível)
(MUITOS minutos depois) - o senhor quer que eu envie por e-mail ou prefere que eu imprima a lista?
- não, não. agora você pode pegar todos, por favor? é que eu quero dar uma olhada.
manual prático de bons modos em livrarias: minha gente, o ocorrido acima não é um caso isolado. diariamente, muitos fregueses testam a nossa simpatia e o nosso bom mocismo praticando, sem dó, esse ato de extrema crueldade. e isso não acontece só em livrarias, acontece em qualquer setor do comércio. e, olha, é de uma falta de respeito/compaixão/educação ímpar. percebeu que a livraria vai fechar? GO AWAY de MOONWALKER, please. até entendemos que somos o puro creme de milho de piracicaba, mas, deixa eu te contar, tudo tem limite. : )
Estive na Saraiva e lembrei-me demais desse blog...bj
ResponderExcluirPoxa isso foi mancada suprema, esse tipo de pessoa merece que nossos olhos soltem raio laser e as queime, o cara é surdo, o aviso é bem alto pq ele não fez isso antes?? pq não voltou no outro dia.... esses tipinhos dão vergonha!!!
ResponderExcluirE a loja seeempre enche quando faltam 5 minutos...
ResponderExcluirhahahahahahh to rindo muito com esse blog! maraveeeeeeelhoso!
ResponderExcluirOlha, já comprei uns 15 livros de uma vez só, mas foi em uma Bienal aqui no Rio de Janeiro e entre os livros estava a série completa da Torre Negra do Stephen King (7 livros). A pergunta é, além do horário inoportuno, quem compra tanto livro de uma vez só? (digo "tanto" quando o número supera uma dezena).
ResponderExcluirNo mais, parabéns pelo Blog. Dou boas risadas por aqui e já não há mais como entrar em uma livraria sem lembrar do blog.
Se fosse comigo o negócio não iria dá certo, mandaria ele voltar outro dia! rs
ResponderExcluirAbraços
Meu Deus !!!
ResponderExcluirQuantas vezes a loja enchia de clientes bem próximo do horário de fechamento. Na Cultura não podíamos mandá-los embora, mas na Saraiva as luzes começavam a ser apagadas 5 min depois do fechamento da loja, aí não há lista que resista...rs
E ainda é pra "dar uma olhada"...
ResponderExcluirSe fosse comigo, depois de eu contar mentalmente até 10 (pra deixar passar a vontade de dizer palavrões ou estrangular a criatura), eu diria educadamente:
"Sinto muito, mas a loja está fechando e não havará tempo suficiente para encontrar e pegar todos os livros. Acho melhor o senhor voltar outro dia..."
Trabalho em biblioteca, é a mesma coisa, vontade de morrer... e quando devolvem 30 livros para você guardar 10 minutos depois do horário de fechamento numa sexta feira ou véspera de feriado? É lindo.
ResponderExcluir