[tiau. até amanhã]

livreiro e o desespero diário do final de expediente

(domingo à noite. faltam poucos minutos para a livraria encerrar o expediente. embora o anúncio de fechamento já tenha sido dado por duas vezes, grande parte da freguesia insiste em procurar por aquele livro que, obviamente, não vai levar para a casa. livreiro, ao perceber o desespero de um determinado freguês próximo à estante de filosofia, decide ajudar)


- boa noite, o senhor procura algo específico?

- sim, ó, estou com uma lista de livros e gostaria de fazer um orçamento.

(uma lista. veja bem, faltam cinco minutos para o término do expediente e o freguês tem uma l-i-s-t-a na manga. JESUS CHRIST SAVE US)

- tudo bem, vamos lá.

(a lista tem aproximadamente 30 livros e, claro, a maioria dos títulos está errada, falta autor, não há isbn, ou seja, será necessário consultar um a um no google para que o orçamento seja feito da forma mais precisa possível)

(MUITOS minutos depois) - o senhor quer que eu envie por e-mail ou prefere que eu imprima a lista?

- não, não. agora você pode pegar todos, por favor? é que eu quero dar uma olhada.

manual prático de bons modos em livrarias: minha gente, o ocorrido acima não é um caso isolado. diariamente, muitos fregueses testam a nossa simpatia e o nosso bom mocismo praticando, sem dó, esse ato de extrema crueldade. e isso não acontece só em livrarias, acontece em qualquer setor do comércio. e, olha, é de uma falta de respeito/compaixão/educação ímpar. percebeu que a livraria vai fechar? GO AWAY de MOONWALKER, please. até entendemos que somos o puro creme de milho de piracicaba, mas, deixa eu te contar, tudo tem limite. : )

9 comentários:

  1. Estive na Saraiva e lembrei-me demais desse blog...bj

    ResponderExcluir
  2. Poxa isso foi mancada suprema, esse tipo de pessoa merece que nossos olhos soltem raio laser e as queime, o cara é surdo, o aviso é bem alto pq ele não fez isso antes?? pq não voltou no outro dia.... esses tipinhos dão vergonha!!!

    ResponderExcluir
  3. E a loja seeempre enche quando faltam 5 minutos...

    ResponderExcluir
  4. hahahahahahh to rindo muito com esse blog! maraveeeeeeelhoso!

    ResponderExcluir
  5. Olha, já comprei uns 15 livros de uma vez só, mas foi em uma Bienal aqui no Rio de Janeiro e entre os livros estava a série completa da Torre Negra do Stephen King (7 livros). A pergunta é, além do horário inoportuno, quem compra tanto livro de uma vez só? (digo "tanto" quando o número supera uma dezena).

    No mais, parabéns pelo Blog. Dou boas risadas por aqui e já não há mais como entrar em uma livraria sem lembrar do blog.

    ResponderExcluir
  6. Se fosse comigo o negócio não iria dá certo, mandaria ele voltar outro dia! rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus !!!

    Quantas vezes a loja enchia de clientes bem próximo do horário de fechamento. Na Cultura não podíamos mandá-los embora, mas na Saraiva as luzes começavam a ser apagadas 5 min depois do fechamento da loja, aí não há lista que resista...rs

    ResponderExcluir
  8. E ainda é pra "dar uma olhada"...

    Se fosse comigo, depois de eu contar mentalmente até 10 (pra deixar passar a vontade de dizer palavrões ou estrangular a criatura), eu diria educadamente:
    "Sinto muito, mas a loja está fechando e não havará tempo suficiente para encontrar e pegar todos os livros. Acho melhor o senhor voltar outro dia..."

    ResponderExcluir
  9. Trabalho em biblioteca, é a mesma coisa, vontade de morrer... e quando devolvem 30 livros para você guardar 10 minutos depois do horário de fechamento numa sexta feira ou véspera de feriado? É lindo.

    ResponderExcluir

<< >>