[de volta para o futuro, um romance de jane austen]



(seção de literatura, o lugar onde a magia insiste em permanecer entre nós, mesmo quando a loucura quer tomar conta do pedaço. enquanto guarda alguns livros na estante, livreira escuta a conversa deslumbrada entre duas freguesas diante da obra da autora jane austen. algo sinistro, muito sinistro, estava prestes a ser dito)

- essa mulher era genial. eu já li toda a obra dessa escritora, absolutamente tudo.

(haha gente, desculpa, mas ficar se gabando por ter lido a obra completa da jane austen é o mesmo que querer uma medalha por ter lido todos os quatro livros do salinger)

- e qual deles você me indica?

- ah!, "desejo e reparação". "desejo e reparação" é lindissimo, é maravilhoso!

(maravilhoso? ora, maravilhoso vai ser o dia em que o divino espírito santo me conceder a tão sonhada audição seletiva. sério mesmo)

manual prático de bons modos em livrarias: ian mcewan mandou aquele abraço. e também mandou dizer que o nome do livro DELE é só "reparação". francamente, viu.

7 comentários:

  1. Genial. Estou rindo muito aqui.
    Querer ser pedante dizendo que leu Jane Austen é demais (ela mora no meu coração, mas francamente...)

    ResponderExcluir
  2. A aposto que ela viu o filme Orgulho e Preconceito de 2005, depois assistiu Desejo e Reparação do memso direitor também com a Keira Knightley... acabou lendo o livro e achou que era tudo a mesma coisa apesar dos mais de 100 anos de diferença entre uma história e outro. HEHEHEHEHE

    ResponderExcluir
  3. Que lindo... provavelmente o máximo de Jane Austen foi assistir os 3 filmes que foram feito baseados em obras dela...

    ResponderExcluir
  4. Pior é na UERJ ter curso de Teoria da Literatura tendo os romances dela como refer~encia dela, aff...

    ResponderExcluir
  5. Não gostei tanto assim do Reparação... Prefiro a Jane Austen.

    ResponderExcluir
  6. tb prefiro jane a ian, mas a questà é outra.

    vou começar a me gabar por ter lido muitos livros da agatha christie qd era pirralha xD

    ResponderExcluir
  7. Morri rindo.
    Mas a realidade é que a galera tem muito preconceito com a literatura da Jane Austen por considerar leitura de "menininha", quando na realidade não é, não.
    Ela foi uma maiores escritoras da Literatura Inglesa e ter um curso de Teoria da Literatura baseado na obra dela (que sim, é só de 7 livros), não é surpresa. Ela criticava sarcasticamente - e frequentemente - a sociedade da época, mas só porque tem final feliz, muita gente acha que não é importante.

    ResponderExcluir

<< >>