[a arte de não ter educação]




freguesa 1: moça, posso te fazer uma pergunta do além?

(costumo dizer que um dia de trabalho que começa com "oi, você tem aquele livro que tem a maria do bbb na capa?" não pode ser um bom dia)

livreira: claro

(tô aqui a passeio mesmo)

freguesa 1: então, é um livro não sei o quê lá espanhol. cê sabe qual é?

(ai, filha, cê é um arraso na simpatia, mas eu tô com enxaqueca e a vontade de viver kd/)

livreira: putz, não faço idéia. mas você sabe como era a capa, alguma coisa?

(enquanto a freguesa 1 tenta puxar da memória algumas informações, entra em cena a freguesa 2, praticamente gritando)

freguesa 2: OI VC TEM O LIVRO ABSURDA/

(olha, eu sou do tempo do "por favor", "com licença", "desculpe" e "obrigado", portanto não sei lidar muito bem com gente maleducada. a única coisa que consigo pensar quando alguém me aborda dessa maneira é nos cinco minutos iniciais deste vídeo. um dia, ah, um dia, eu ainda vou fazer a amy)

livreira: só um instante que eu já vejo pra você, estou atendendo essa moça.

freguesa 1: você, pelo menos, sabe o título do seu livro.

freguesa 2, blasé e toda trabalhada na falta de bom humor: vou ali tomar um café.

freguesa 1: ela bem que podia ser mais educada, né? mas tudo bem, estou acostumada com a parte boçal da raça humana e a existência dela não faz a menor diferença.

( ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ freguesa 1, aquela linda, salvou o meu dia e ganhou meu coração INTEIRO. claro, fiz questão de revirar o google para achar o tal livro do espanhol, que era o lindo "a máquina de fazer espanhóis", do valter hugo mãe, aquele muso)

manual prático de bons modos em livrarias: a gente já falou aqui como é complicado estar ao telefone e nêgo ficar do seu lado, fazendo mil perguntas. mais complicado ainda é estar em um atendimento e alguém ficar te encarando, bufando, salivando, louco para devorar a sua ALMA. criançada, veja bem, livreiro não é malabarista, ou seja, um atendimento por vez e o mundo estará a salvo de livrarias com senhas.

3 comentários:

  1. Sempre existem esses clientes, pelo menos vale as risadas depois!!! :D Esses momentos serão um dos poucos que vou sentir falta da minha vida de livreira.

    ResponderExcluir
  2. ah, a máquina de fazer espanhóis <3
    ah, o valter hugo mãe me fazendo chorar em plena FLIP... Ah, se ele não fosse tão mais velho que eu, faria parte das que o pediram em casamento na fila de autógrafos depois (sim, eu só tenho 18 anos).

    Educação: não trabalhamos.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    parabéns pelo blog.
    Só gostaria de corrigir uma parte do texto "me aborda dessa maneira é nos cinco minutos iniciais deste vídeo" são cinco segundos iniciais =)
    Sei que as vezes a tortura parece ser bem longa hihi
    Um abraço

    ResponderExcluir

<< >>