[a arte não imita a vida]

a arte:




a vida:


- moça, eu gostaria do livro x.

(livreira consulta o sistema e observa que a obra está esgotada no fornecedor. livreira sabe que o termo "esgotado", no imaginário popular, significa algo parecido com "não tenho, mas consigo para amanhã" )

- então, ele tá esgotado na editora e não temos nenhum exemplar na loja.

- esgotado?

(pronto, vai começar a dança dos famosos)

- sim, esgotado. a editora parou de publicar o livro e a livraria não consegue mais encomendar.

- ah sim. e se eu pedir demora muito pra chegar?

(quê que foi, quê que foi, quê que há? qual parte do "a livraria não consegue mais encomendar" ele não entendeu?)

- não, senhor, pois ele está esgotado.

- e vocês não tem nenhum na livraria?

(nove de julho é feriado do quê mesmo? será que eu desliguei a cafeteira antes de sair de casa? preciso marcar dentista. tanta coisa pra pensar e, ah, sim, o freguês...)

- não, nosso estoque está zerado.

- e não tem como mesmo?

(VAI, CAMPEÃ! RESPIRA, FUNDO E VAI)

- então, não dá pra pedir na editora.

- e não tem em nenhuma outra unidade de vocês.

(é realmente necessário fazer esse tipo de tortura chinesa com alguém que você nunca viu mais gordo em toda a sua vida?)

- não, não tem.

- mas será que eu consigo encontrar em outra livraria?

(alô, concorrentes!, precisamos instalar o sistema de vocês em nossos computadores)

- olha, eu não consigo verificar o estoque de outras livrarias.

- sei. e não dá mesmo pra encomendar?

- não.

(vou desenhar, peraí)

- e não tem nenhum nenhum nenhum aí perdido?

- não.

- então tá esgotado, né?

- é.

- ah, entendi.

- ...

- mas vou tentar em sebo. quem sabe, né?

- ...

manual prático de bons modos em livrarias: paciência também esgota. cuidado.

10 comentários:

  1. e coitado do livreiro que trabalha nesse sebo que essa figura insistente foi....

    ps. genial, como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus! Tem espaço pra comentar aqui???
    Tem mesmo?
    Cê jura?
    (paciência tem limite)

    P.S.: Aqui é a @cronistaamadora.

    ResponderExcluir
  3. Sei que sempre aparecem as pérolas de livros esgotados e/ou fora de circulação, mas sei que alguns são possíveis encontrar em sebos. Encontrei pra minha mãe a coleção Rocambole, que nas livrarias eu não acho, e no site do estante virtual eu achei. Por isso que digo para os clientes que TALVEZ ele ache em sebo. Isso claro, quando o cliente sabe o que é um sebo.
    Ah, aqui é a Aline do Blogsobrelivros.

    ResponderExcluir
  4. Falava que na outra livraria (muito longe dali) tinha.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa, essa é clássica, adorei...

    ResponderExcluir
  6. Pensou em dizer isso? => "Aaaaahhhh Cale-se, cale-se, caaale-se, você me deixa looooouuuca!"

    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Será que esse tipo de pessoa acha que se ficar insistindo na mesma pergunta de repente Deus tem pena do pobre e materializa o livro pra ele? Por que né, eu fique nervosa lendo o causo, imagine vivenciando...

    ResponderExcluir
  8. Jura que isso existe?
    Era melhor dizer que ia buscar e se tranca no banheiro até o fechamento da loja!

    ResponderExcluir
  9. Hahaha orbigada por ter feito esse blog, sério! Melhora qualquer humor, mesmo o dos piores dias!

    ResponderExcluir

<< >>