[dom casmurro e a geração y]

dom casmurro moderno tocando guitarra


- moça, você tem "dom casmurro"?
- temos sim, de qual editora você quer?
- tanto faz, é pr'o vestibular.

("tanto faz". livreira vai até a estante de literatura, pega algumas edições de "dom casmurro" e entrega à freguesa)

- nossa, mas esse aqui é muito velho.

(oremos)

- olha só, a edição é antiga, mas o texto é o mesmo deste aqui, por exemplo.
- ah, mas essa edição parece mais moderna, para os vestibulares de hoje em dia.

(alguém, por favor, explica? mais moderna para os vestibulares de hoje em dia, oi? explica, por favor, porque foi nesse exato momento que imaginei as ruas de copacabana, o cristo redentor e os botecos da lapa gritando o meu nome. ♥)

- ...
- o que você acha, moça?
- você quer o livro para o vestibular, certo?
- isso.
- então, tanto faz (rá, te peguei!). você precisa do texto integral, só isso.
- ahhh... e qual é o mais barato?

(tava demorando, senhor, tava demorando)

- existem as edições de bolso, que são beeeem mais em conta.
- ah, as resumidas, né?

(gente, de onde vocês tiraram a idéia que livro de bolso é livro resumido? conta pra mim, vai)

- não, o texto é integral.
- mas os livros são tão pequenos, impossível que caiba tudo lá.
- ...

(livreira desiste da missão e deixa a freguesa levar a edição moderna para os vestibulares de hoje em dia)

manual prático de bons modos em livrarias: a gente já ensinou aqui como comprar um livro publicado por diversas editoras, né? pois bem, não vamos ensinar de novo. outra coisa, antes de prestar vestibular e não ser aprovado, por gentileza, pela humanidade, aprendam a ler. as sinopses, geralmente, ajudam no momento da escolha de uma obra.

9 comentários:

  1. haha sinceramente? essa criatura aí não entrará na faculdade (pelo menos não numa publica - eu espero).

    ResponderExcluir
  2. Perguntinha básica: quais as chances desta criatura ler o livro inteiro? E, se for até o final, quais as chances de compreender a genialidade do Machado?

    Seria cômico, se fosse piada, mas como é real, só nos resta chorar...rs.

    ResponderExcluir
  3. Adorei vc ter nos dado a possibilidade de comentar. Trabalho em uma livraria e me identifico horrores com as tuas estórias!

    Um dia me pediram 'A arte da guerra', de Sun Tzu, mas queriam uma edição de pelo menos 2007, era fundamental que fosse atualizado. #explicapracriatura!

    ResponderExcluir
  4. Vai entrar fácil... E nem vai ler Dom Casmurro para isso...

    ResponderExcluir
  5. aconteceu comigo:

    chega a fedelha pro livreiro e fala: "moço, eu queria um livro de uma menina que fala como passou no vestibular". livreiro faz a clássica pergunta para casos como esse: "vc sabe o título ou autor?". não, eu só queria saber se tem algo assim. réplica: "olha, eu não conheço e sem nem um tipo e informação (útil) vou conseguir localizar um livro assim". a teenager responde desapontada: "tá bom..."
    eis que surge a mãe da criatura que acompanhou a cena de longe: "sabe o que que é, moço? é que ela vai prestar fuvest nesse ano e uma amiguinha dela da escola comprou um livro com dicas de vestibular, vc tem algo do tipo?"
    livreiro vai até o outro mundo e volta: "ela quer a revista Guia do Estudante?"
    aborrecente responde: "isso, essa aí!"

    PUTAQUELAMERDA! livro de uma menina que passou no vestibular = revista Guia do Estudante. quase pedi o nome completo dela pra acompanhar a lista de aprovados da Fuvest.

    ResponderExcluir
  6. Confesso: sempre quis trabalhar numa livraria. Achei que seria o lugar perfeito pra mim. Imaginava que acordaria todos os dias megafeliz, por ficar rodeada por livros o tempo todo e ajudando pessoas a encontrarem os certos para elas.
    Agora, não quero mais. Obrigada pelo serviço público prestado. Hahahahaha.

    Parabéns pelo blog. Já li todos os posts. Estou apaixonada.

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAHAHA!!! Eu trabalhei 12 anos na Livraria Italiana (SP)e, sem a menor dúvida, a melhor que eu ouvi foi a seguinte:
    cliente: eu quero devolver as fitas do curso. estão com defeito.
    eu - elas estão apagadas?
    cliente - estão faltando as lições X, Y e Z.
    eu - a senhora pode trazer aqui na loja, a gente faz a troca ,,, Estão tocando os dois lados da fita?
    cliente - e tem que virar a fita?

    É, não é fácil trabalhar em livraria ...

    ResponderExcluir

<< >>